sábado, 30 de Maio de 2009

Definição de Sistema Aumentativo e Alternativo à Comunicação - SAAC

Os SAAC são recursos especiais que podem proporcionar a possibilidades de comunicação e interacção através de dispositivos de mensagem simples e múltiplas, com digitalização de voz, sistemas gráficos, utilizando pranchas de comunicação, comunicadores de diversos tipos, e até computadores com software que permita a construção de quadros de comunicação e digitalização de voz (von Tetzchner & Martinsen, 2000). Dividem-se em: 1) Sistemas que não precisam de ajuda externa – o indivíduo usa o próprio corpo através de sinais, piscar de olhos, vocalizações, apontar, escrita e outros gestos; 2) Sistemas que necessitam de ajuda – utilizam-se recursos para transmitir e receber mensagens através de objectos, sistemas gráficos, Braille, listas de palavras, gravador e computador. A comunicação alternativa pode ser feita utilizando diferentes signos (gestuais, gráficos e/ou tangíveis).

Retirado de:
-> Tetzchner, S. & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (2ºed.). Porto: Porto Editora.

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Estou muito interessada em consultar o livro referenciado. É possível consulta-lo online?

    Obrigada.
    Cumprimentos,
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês,

    O livro é da Porto Editora, mas consta-se que está esgotado. No entanto, nas Escolas Superiores de Educação, costuma haver um exemplar.
    é livro muito prático onde as ideias estão sintetizadas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar